Quem sou eu?

Quem sou eu?
Um pré-adolescente interessado pelos animais, aqui colocarei minhas experiências e conhecimento sobre aves.

domingo, 20 de novembro de 2011

Qual a diferença entre Aves e Pássaros?




Aves - (latim científico: Aves) constituem uma classe de animais vertebrados, tetrápodes, endotérmicos, ovíparos, caracterizados principalmente por possuírem penas, apêndices locomotores anteriores modificados em asas, bico córneo e ossos pneumáticos.

Pássaros- (vulgarmente pássaros ou passarinhos) são aves da ordem Passeriformes. O grupo é bastante numeroso e diversificado, com cerca de 5400 espécies o que representa metade do total de aves. Geralmente, os passerídeos são aves de pequenas dimensões, canoras (cantam), com alimentação baseada em sementes, frutos e pequenos invertebrados.

Algumas características dos passeriformes:

* Pata com quatro dedos ao mesmo nível uns dos outros, três virados para a frente e um para trás;
* Ausência de membranas interdigitais;
* Penas: nove a dez remiges primárias, doze rectrizes;
* Crias nascem indefesas e requerem cuidados parentais durante pelo menos algumas semanas;

As Aves

As aves surgiram na era Mesozóica no período Jurássico a cerca de 190.000 a-nos. Como evidência encontrou-se perto de Solnhofen, região da Bavária, na Alemanha, um fóssil de Archaeopteryx lithographica, do tamanho de um pombo. No Cretáceo havia aves com dentes, em Kansas e Montana, EUA, foi encontrado Hesperornis sp. com cerca de 1,5m de comprimento. Originaram-se de répteis delgados de cauda longa e bípedes, que corriam rapidamente. As penas assim como as escamas dos répteis tem um crescimento inicial igual.
No início apareceram escamas móveis, antes da endotermia e sem relação com o voo. Acredita-se que o voo teve início a partir de barrancos, montanhas e sobre a vegetação quando corriam em alta velocidade, penetrando em um nicho aéreo pouco explorado. O voo planado inicialmente requereu a endotermia.
Para o voo houve a necessidade da redução do peso corporal, com os ovos se desenvolvendo fora do corpo materno, perda de bexiga na maioria das espécies, aeração e reforço dos ossos.
A visão seguida da audição foram os sentidos que mais se desenvolveram. A grande mobilidade e necessidade de comunicação a grandes distâncias promoveram uma elaboração de voz, que varia de acordo as espécies.

Características Gerais

Corpo: Coberto com penas.
Dois pares de Extremidades: Anterior transformado em asas e posterior com pernas e pés, com 4 dedos geralmente.
Esqueleto: Delicado, Forte e ossificado com ossos fundidos e aerados. Crânio com côndilo occipital. Pelve fundida a numerosas vértebras. Esterno grande geralmente com quilha mediana e com poucas vértebras caudais.
Coração: Com 4 câmaras ( 2 A + 2 V ) , persiste o arco aórtico sistêmico direito.
Respiração: Pulmões compactos preso às costelas e ligados a sacos aéreos.
Excreção: Rins metanéfricos, urina semi-sólida, ácido úrico e sem bexiga. A excreção é feita através de uma cloaca e ânus terminal.
Fecundação: Interna e Cruzada. Possui segmentação meroblástica.
Reprodução: Seres geralmente com dimorfismo sexual (uma forma para o macho e outra para a fêmea). Postura de ovos com casca calcária e necessidade de incubação. Cuidado parental com os filhotes, na maioria dos casos.
Nervos cranianos: Em doze pares.
Siringe: Caixa vocálica localizada na traquéia.
Bico: Substitui a boca, se projeta como bainha córnea.
Pescoço: Longo e flexível. Com as veias jugulares cruzadas.
Aparelho digestivo: Completo, apresentando uma moela onde o alimento é triturado.
Circulação: Fechada . Com sistema porta hepático e sistema porta renal reduzido.
Uropígio: Glândula responsável pela produção de substância oleosa para impermeabilizar e dar elasticidade para as penas.
Endotérmicas: Possuem temperatura corpórea estável.


Tipos de Vôo
Voo Batido: Com grande gasto de energia, em que as asas são movimentadas contra o corpo e elevadas pela ação dos músculos.
Voo Librado : Batimento das asas é extremamente rápido, possibilitado pelas adaptações anatômicas das asas associadas a condições fisiológicas.
Voo Planado : Pouco gasto de energia, a ave permanece com as asas abertas utilizando as correntes de ar ascendentes, mantendo-se planando com as asas.

Alimentação
Frugívoros: De frutas. (Papagaios, tiribas, saíras, gaturamos, inambus, etc.)
Onívoros: Diversos tipos de alimentos. (Bem-te-vis, sabias, pardais, etc.)
Carnívoros: De carne vermelha e artrópodes.(Falcões, gaviões e corujas, etc.)
Piscívoros: De peixes. (Martim pescador , atoba, etc.)
Necrófagos: De carniças. (Urubus, gaivotão, etc.)
Insetívoros: De insetos. (Andorinhas , pica-paus, etc.)
Malacofago: De moluscos. (Caramujeiro)
Nectarívoro: De néctar das flores. (Beija flores )
Fitófagos: De plantas. (Cigana)

Importância das Aves
Alimentando-se de Pragas: Exercem papel no controle biológico. Perdizes controlam insetos em lavouras e pastagens.O caracará é o principal predador de lagartas em lavouras.
Controle de ratos e cobras: Os gaviões e corujas são os consumidores habituais de ratos que são caçados dia e noite. A seriema e a ema têm fama de grande comedoras de cobras.
Na limpeza da Natureza: Os urubus consomem rapidamente carcaças de animais mortos, inclusive em áreas urbanas.
Na polinização das flores: Principalmente os beija-flores têm o papel de perpetuamento de espécies de flores, sendo que a extinção de um acarreta a extinção de outro.
Dispersão de sementes: Muitas espécies de plantas tem suas sementes dispersas por aves como a Araucaria angustifolia ( pinheiro-do-Paraná ) e a Myrsine sp(capororoca).
Fornecimento de adubo: As galinhas fornecem o esterco que é usado na agricultura. O andorinhão-de-coleira-falha pernoita no mesmo local acumulando grande quantidade de adubo que é usado por moradores da região. Diminuindo o uso de adubos químicos.
Fornecimento de alimento: Várias aves domésticas, como galinhas, perus, faisões, codornas e pombas são aproveitadas há anos na alimentação humana.
No lazer, Inspiração e beleza: Ao serem observadas transmitem a sensação de bem estar e harmonia, além de possuírem belos cantos. São motivos de inspiração para símbolos, músicas, poesias, trovas, fotografias, filmes, livros. Visando a observação de aves em 1974 foi criado o COAS, Clube de Observadores de Aves, sendo fundado no Rio Grande do Sul, tendo a observação de aves como um hobby e passa-tempo numa interação com a natureza.
Algumas aves necessitam de autorização especial do IBAMA para sua criação em cativeiro.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, mais conhecido pela sigla IBAMA, é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). É o órgão executivo responsável pela execução da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), instituída pela lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, e desenvolve diversas atividades para a preservação e conservação do patrimônio natural, exercendo o controle e a fiscalização sobre o uso dos recursos naturais (água, flora, fauna, solo, etc). Também cabe a ele realizar estudos ambientais e conceder licenças ambientais para empreendimentos de impacto nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário